segunda-feira, 23 de julho de 2012

Então foi Assim (Resenhas)


Por Thiago Tavares
    Então foi assim é uma obra de Eugenio Goussinsky que, por meio de textos sucintos, faz uma apreciação dos fatos da vida cotidiana. Temas como solidão, morte, amor e, sobretudo, futebol são desenvolvidos pelo escritor. Sempre de modo bastante natural, grandes homens como Pelé, Maradona, Sócrates, Proust e Beethoven são citados. O engenhoso ataque terrorista que causou inúmeras mortes em Madrid e desastres causados pelas forças da natureza como o Tsunami também ganham espaço no palco de Goussinsky que através de seus escritos, ora desperta nostalgia, ora reflexão. 

    Amigos bugrinos no derby campineiro – a meu ver – é um dos destaques entre os contos futebolísticos. Uma história sobre dois jovens, apaixonados pela bola, que se conhecem numa arquibancada e tornam-se grandes companheiros, mas que são separados permanentemente pela violência decorrida entre torcidas rivais, algo que infelizmente acontece com frequência em nosso país. Cena da cidade e O filho que era dela são outros dois textos que igualmente chamaram minha atenção. Este por tratar dos conflitos pessoais de um homem que nunca permitiu-se viver uma relação mais íntima com o filho de uma namorada que tivera e que por isso vive arrependido imaginando como a vida poderia ter sido diferente se suas atitudes fossem outras, e aquele  pela dura e triste realidade de nossa sociedade retratada pela visão de um motorista apressado diante de um menino de rua. 

    Constituído por crônicas bem trabalhadas, Então foi assim é uma boa opção de entretenimento e certamente um livro que não deve faltar na estante de indivíduos verdadeiramente apaixonados pela arte que se chama futebol.

O Autor


    Eugenio Goussinsky é jornalista, foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo e do Jornal do Brasil, e participou de programas esportivos na ESPN Brasil e na SporTV. Foi premiado em 1999 com o Prêmio Clio por seu livro Deuses da Bola. Escreveu também Esquina Solidão, chegando a receber com este livro elogios por parte da mídia e de autores como Lourenço Diaféria e Fernando Sabino.



Editora: Porto de Idéias
 Autor: Eugenio Goussinsky
ISBN: 978-85-60434-54-1
Título: Então foi assim
Ano: 2009
Nº de Páginas: 88

4 comentários:

  1. Parece um livro bem interessante. Embora eu não venha a me interessar por temas que abordam o futebol (até pq eu não entendo bulhufas), a história por trás parece ser cativante. :)

    Abraços!
    http://ninanoespelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente gostei. É bem verdade que o autor desenvolve uma notável paixão por futebol em suas páginas, mas como se trata de um livro de contos, alguns de seus textos seguem assuntos completamente distintos. Vale a pena!
      Abrçs!!

      Excluir
  2. Olá Thiago, parabéns pelo seu texto, fiquei satisfeito com sua análise que valorizou meu trabalho. Você demonstra muito talento, sensibilidade e deve seguir em frente em sua vocação. Caso queira me acompanhar, basta acessar meu blog www.lancamentolongo.blogspot.com.br Também tenho perfil no Facebook. Será um prazer tê-lo como leitor, ainda que de vez em quando tenha me faltado inspiração. Um abraço, Eugenio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico honrado pelas palavras e ainda gratificado por saber que gostou da resenha que foi feita pautada na mais pura sinceridade. Certamente seguirei seu blog. É sempre uma atividade salutar reunir alguns textos de outros autores para fazer deles um passatempo enriquecedor.
      Abraços!!

      Excluir

Gostou? Faça o seu comentário!