domingo, 10 de junho de 2012

O pequeno príncipe (Resenhas)


    Por Thiago Tavares

     A obra O pequeno príncipe é iniciada com a história de um menino que deixa de lado uma promissora carreira de pintor, pelo insucesso em agradar os adultos com suas gravuras. Encorajado a dar foco em outras atividades mais sérias que lhe garantam um futuro, o menino então termina por tornar-se piloto de avião. Embora tenha seguido as orientações daqueles que desprezaram sua criatividade esboçada por intermédio de papel e lápis de cor, jamais deixará morrer dentro de si aquela imaginação fértil.

     Através das asas metálicas de sua aeronave, ganha o mundo visitando os mais diversos lugares e conhecendo os mais variados tipos de pessoas. Firmara então muitos laços pelos quatro cantos da Terra, todavia, sempre se sentindo só por não ter com quem conversar sobre a imaginação que não deixara morrer em si com o envelhecer. Sua solidão, no entanto, cessa ao ser obrigado a fazer um pouso de emergência no deserto do Saara devido a uma pane em seu avião e justamente onde não julgava encontrar uma vivalma depara-se com um pequenino príncipe – oriundo de outro planeta – cheio de dúvidas, histórias e desejoso de amizades. Nos dias que se seguem, em meio ao esgotamento de sua reserva de água e às tentativas de reparar o problema de seu veículo, o narrador vai sendo cativado pelo pequenino ser dotado de grandeza sem par.

     Uma trama emocionante que ao longo das páginas nos concede diversos ensinamentos permitindo uma reflexão sobre o que de fato é importante em nossa existência. Em sua reunião de palavras, frases e parágrafos, Exupéry nos fala sobre a morte da rica imaginação infantil que permitimos em nós mesmos ao envelhecermos. Portanto, uma obra não apenas útil para o público infantil, mas, diante da possibilidade de ressuscitar nossa criança interior, é também uma boa indicação para os adultos. A simplicidade, objetividade associada à riqueza de informações contidas em tão poucas páginas é certamente um dos fatores que contribuíram para que esta história sobrevivesse ao tempo e permanecesse nos corações e mentes dos milhões de leitores que, assim como eu, já tiveram a feliz oportunidade de conhecê-la.



O Autor


    Antonie de Saint-Exupéry foi escritor, ilustrador, jornalista, além de piloto durante a Segunda Guerra Mundial. É autor de O pequeno príncipe – um dos maiores clássicos da literatura infanto-juvenil – e escreveu livros de memórias e sobre a vida militar como O aviador, Terra dos Homens e Cidadela.    

   
   




Editora: Agir
 Autor: Antonie de Saint-Exupéry
ISBN: 85220052330
Título: O pequeno príncipe
Ano: 2000
Nº de Páginas: 93


CURIOSIDADES

    Com mais de 80 milhões de exemplares vendidos e entre 400 a 500 edições, O pequeno Príncipe é a terceira obra mais traduzida no mundo, tendo sido publicada em 160 idiomas e dialetos. O sucesso da história de Exupéry ainda foi além das páginas dos livros, ganhando espaço na dramaturgia, longa-metragem, desenhos animados e músicas. Decidi então, dentre tantos exemplos, selecionar dois para expor em meu blog:      


O PEQUENO PRÍNCIPE - A RAPOSA

    Trecho do filme musical - The little Prince (1974) – baseado na obra de Antonie de Saint-Exupéry que apresenta a raposa (Gene Wilder), responsável por um dos ensinamentos mais belos da trama. 





BANDA LITTLE B









Outras obras de autoria de Exupéry:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Faça o seu comentário!